sábado, 30 de julho de 2011

Último post

Sim, esse possivelmente será meu último post no blog. Apesar do lance legal de eu poder ver as visitas e tudo mais, ainda assim é um blog público, e eu não sou super fã de deixar meus posts disponíveis para toda e qualquer pessoa. Pretendo ainda, de tempos em tempos (mas provavelmente não tão frequentemente) postar, dessa vez no Google+.

Além do motivo de maior privacidade, tenho a vantagem de que meus posts anteriores não poderão ser facilmente encontrados por outros, a menos que eles salvem de alguma maneira. Sinto-me mais livre se tiver a impressão de que o que escrevi de fato será passado e talvez até esquecido. Mas, sem mais delongas, vamos ao post.

Venho enrolando pra escrever a respeito disso há algumas poucas semanas, depois de um certo culto na Vineyard. Confesso que prefiro o estilo de culto lá, em que a pregação vem antes do louvor. Em geral, não preciso estar em um "clima específico" pra absorver bem uma pregação, mas preciso de um tempo de preparação antes do louvor. Assim, o tempo da pregação serve pra mim como um preparo para o louvor.

Outra grande vantagem desse formato, é que o louvor serve como um tempo pra "digerir" a pregação e pra parar um pouco e ouvir a voz de Deus. Em geral, quando o culto termina logo após a pregação, todo mundo vai "fazer social" e se dedica muito pouco tempo refletindo a respeito.

Mas enfim, durante o período de louvor, há algumas semanas atrás, Deus colocou um desejo no meu coração. Um problema que às vezes tenho em relação a canções de louvor, é que em geral elas são bem "genéricas", no sentido de tentar refletir o coração da igreja (e de certa forma, é assim que tem que ser). Nesse processo, perde-se um pouco do valor do louvor individual. A canção fala "das minhas tribulações", "meus inimigos", "meus pecados", "minhas vitórias", mas não especifica nada. E em geral, quando eu canto, eu não ligo esses termos a nada em específico, a menos que algo considerável esteja acontecendo comigo.

Já ouvi várias sugestões pra gente escrever salmos e coisas do tipo; e de fato são sugestões valiosas. Eu já escrevo alguma coisa de tempos em tempos, e de fato, costuma ser proveitoso, e sugiro a todos que não se limitem a coisas escritas por outros, mas que sejam também autores de formas pessoais de louvor.

O desejo que Deus me deu foi o de compor uma música minha. Uma que fale do Samuel, e não genericamente sobre o povo de Deus. Ainda não sei exatamente como vai ser a música (apesar de que acho que já tenho a melodia de um pequeno trecho). Tenho uma meta flexível de terminar até o fim dos 30 anos; e quem sabe escrever outra depois... Também não sei se vou compartilhá-la caso eu termine. Sendo uma música minha, imagino que ela será bastante pessoal e acabarei não compartilhando-a em completo. Mas enfim, caso eu componha, eu talvez a toque ou grave um vídeo no youtube comigo tocando, sei lá.

Fica aí então meu último post. Decidi compartilhar como um incentivo extra pra mim mesmo de seguir com essa proposta. Abraços a todos