domingo, 27 de março de 2011

Ficando velho e evento genérico

Estou ficando velho... Cada dia mais me dou conta disso. Mas para reforçar meu ponto, gostaria de dar dois exemplos.

1 - A porta da minha casa tem a fechadura de um lado, e do outro um negócio q vc gira pra destrancar. Hoje, antes de ir pra igreja, passei um bom tempo tentando colocar a chave no negócio de girar pra sair de casa (tava um pouco escuro, daí não estava óbvio que não era a fechadura.

2 - Quando voltei da igreja, esqueci o cel e a carteira no carro. Me dei conta antes de entrar em casa, e fui voltar pro carro pra buscar. No entanto, passei direto pelo carro e fui rumo à lavanderia, e só reparei na metade do caminho



Mudando de assunto, gostaria de compartilhar um evento genérico que na minha opinião diz muito a respeito da cultura americana, em mais de um aspecto.

Antes da pregação, o pastor estava comentando sobre quando ele estava em um evento e queria anotar algo e pegou o iphone dele pra anotar um ponto interessante da palestra. Daí ele pensou em como quem estava vendo ele com o iphone devia estar pensando "esse aí tá navegando na internet, checando facebook, etc."

Daí ele comentou também que entende que pessoas mais tradicionais (não lembro o termo exato) gostam de anotar em cadernos e coisas do tipo. Mas muitas pessoas já nasceram cercadas de eletrônicos, e a forma natural de interação deles é através desses meios. Falou que essas pessoas devem se sentir à vontade de usar telefones e tablets se quiserem, e declarou que quer que a igreja seja uma "zona sem julgamento" nesse sentido. Também relembrou aos que optarem por isso, pra não cederam à tentação de, depois de fazer a anotação, ir checar email e coisas do gênero.

Enfim, dois aspectos culturais fortes daqui se mostram presentes nesse fato:

1 - Eletrônicos e internet geralmente acessível - Esse é bem conhecido dos brasileiros. Além do preço dos eletrônicos serem mais baratos aqui, os salários são maiores (também por ser em dólar). Talvez por esse motivo, as pessoas também se sentem à vontade de usar esses equipamentos em locais públicos (não recomendado no Brasil). E os celulares aqui em geral tem internet acessível o tempo todo, o que os torna ainda mais atraentes.

2 - Preocupação maior com minorias - Organizadores de jantar se preocupam mais em disponibilizar boas opções pra quem é vegetariano ou pra quem tem alergias. Piadas com características físicas/culturais em geral são evitadas, sob o risco de ser vistas como preconceito. Lembro por exemplo de uma vez que fiz uma piada sobre TPM e o clima ficou "estranho". Americanos evitam comentários que tentem diferenciar qualquer pessoa baseado em raça, cor do cabelo, estado civil, ser careca ou não, etc. Inclusive, é ilegal perguntar sobre isso em uma entrevista de emprego aqui nos EUA.

Por um lado, isso é bom, que você pode andar de chinelo e bermuda na rua, ou com uma banana no ouvido, que ninguém se importa. Por outro lado, acho que é ruim, no sentido de que creio que o realce das diferenças torna as pessoas mais especiais. Enfim, esse é um assunto prolongado e complexo, mas ainda não tenho uma opinião completamente formada.

Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário