domingo, 5 de junho de 2011

Metas

Um dos meus passatempos favoritos é tocar piano (ou no meu caso, teclado). Não que eu seja muito talentoso ou hábil, mas decente o suficiente para conseguir me entreter por um bom tempo.

Em geral, prefiro fazê-lo sozinho. Posso errar bastante, repetir bastante, inventar mudanças sem incomodar ninguém. No entanto, às vezes arrisco fazê-lo em público, principalmente quando considero que atingi um nível aceitável. Já toquei na estação da Luz (num piano desafinado que só, mas foi uma experiência legal), no aeroporto de San Jose e na Google. No aeroporto, fui brevemente aplaudido por uma senhora desconhecida, o que foi agradável. Na Google, um carinha que passou e ouviu, decidiu voltar e me agradecer por fazê-lo sorrir num começo de dia (acredito que foi o elogio mais significativo pra mim nesse sentido até hj =D - e não adianta, acho que prefiro elogios de estranhos).

É interessante como ouvir uma música é um prazer, mas tocá-la está um patamar acima. Você está "comprometido" em fazê-la soar bem, e é um deleite quando você consegue atingir um novo nível, aprender a tocar bem aquele trecho que você sempre costumava errar, ou ainda, aprender a tocar uma música que tem um significado sentimental, e poder retocá-la e "ressentir".

Meu repertório é curto, mas são músicas selecionadas a dedo (por critérios altamente subjetivos). Não pode ser muito difícil (nem fácil demais), ser um deleite para meus ouvidos, ter partitura de graça na net (não sou muito fã de cifra) e em geral, ser puramente instrumental. Provavelmente existem outros critérios mais sutis, mas não vale a pena explorá-los nesse post.

Na Google, como em muitos outros lugares, um dos aspectos do trabalho é estabelecer metas. No nosso caso, em geral estabelecemos metas individuais trimestrais. Acho interessante que eles recomendam estabelecer metas bastante elevadas (mas atingíveis), de forma que, se você atingir 70% do estipulado, você já foi bem.

De forma, decidi estabelecer também uma meta pra minha "habilidade pianística", relacionada à seguinte música:

http://www.youtube.com/watch?v=1BVHK8Yh8Bc (e se vc gostou, recomendo que veja outros vídeos nessa página, tem ela tocada e apresentada de várias formas, algumas modificações e tudo mais)

É uma música fenomenal e muito difícil. Exige considerável habilidade com as duas mãos (principalmente a esquerda, considerando o quanto sou pemba com ela), é bastante rápida e tem um tempo meio incomum.

A meta de tocá-la é bastante elevada, mas provavelmente não atingível por mim nos próximos meses. Assim, decidi adaptar pra algo atingível (mas ainda elevado).

Minha meta é, daqui 3 meses, conseguir tocá-la com 80% da velocidade original e com a mão esquerda simplificada. Será que dá?

Um comentário:

  1. Vc vai conseguir certeza!!! ainda bem que vc não puxou o dom musical da sua mãe!!!! e além do mais vc geralmente consegue cumprir suas metas e objetivos...

    ResponderExcluir