domingo, 5 de setembro de 2010

Fé e ação

Dentre os posts genéricos que leio por aí, enviaram pra mim um que achei interessante, principalmente devido a um comentário que foi feito durante ao mesmo.

Um certo indíviduo colocou a mão dentro de um recipiente com nitrogênio líquido. Basicamente, nitrogênio líquido fica a uma temperatura em torno de -200 ºC, e nas palavras do próprio autor, "um segundo em contato com aquilo e você tem que comprar uma pele nova". No entanto, existe um efeito chamado "Leidenfrost effect". No início do contato, devido à diferença de temperatura, forma-se uma camada de vapor protetora, e a pessoa não tem que "comprar uma pele nova" se o contato for breve. Um comentário que me chamou a atenção foi:
I’d known about it [the Leidenfrost effect] for years, but when it came time to test it in real life, I have to admit that I used my left hand, the one I’d miss less
Traduzindo: "Eu conhecia o efeito há anos, mas na hora de colocar em prática, eu devo admitir que usei minha mão esquerda, a que eu sentiria menos falta".

Eu acredito que na vida cristã, constantemente passamos por desafios parecidos. Nós sabemos há anos como proceder, mas "damos pra trás" na hora de colocar na prática, ou no máximo "usamos nossa mão esquerda". E o pior, não estamos correndo o risco de perder a mão se der errado...

Eu sei que, por exemplo, investir pelo menos 20 minutos (normalmente mais do que isso) diários totalmente dedicados a Deus (seja em oração, leitura bíblica, aquietar-se e ouvir) seriam de grande valor para minha vida espiritual, e consequentemente para todos os outros aspectos da vida. Mas, devo confessar que muitas vezes meu contato com Deus se resume a orações automáticas antes das refeições.

Eu sei, na prática, que dedicar esse tempo vale a pena, pois quando o faço com frequência, experimento os bons resultados dessa prática. No entanto, algo misterioso acontece para eu não fazê-lo.

E esse desafio existe em outros exemplos: dízimo, investir nos relacionamentos, perdoar, etc. E até mesmo em coisas "não tão cristãs assim", como fazer exercícios, alimentar-se bem, estudar, etc.

Ainda quero descobrir como pular do estágio "eu sinceramente acredito que seja verdade e só" para o "eu acredito que seja verdade, e minhas ações de fato refletem isso". É, essa barreira chamada carne é osso duro de roer. Ainda bem que não estou sozinho nessa guerra =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário