sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Novo orkut (parte 1?)

Antes de tudo, o que está sendo dito aqui é meramente minha opinião pessoal e não necessariamente reflete a posição da Google sobre o assunto.

Eu ainda não entendi por que tanta sugação com as novidades no orkut. Entendo que mudou, que utiliza um novo "paradigma", mas acho que no geral, foi pra melhor.

A principal reclamação que ouvi foi "o orkut mostra os recados que eu mando no meu perfil. Eu não quero isso!". Na verdade, o que o orkut fez (com exceções) foi apenas dar menos trabalho pra xeretar a vida alheia, ao mesmo tempo de dar aos usuários o poder de evitar os xeretas de plantão.

Como assim?
Primeiramente, o recado só aparece no perfil a partir do momento que a pessoa recebe uma resposta. Basicamente o xereta já saberia então em quem xeretar pra ver o resto da conversa, já que a princípio ela tem acesso a seus scraps.

Mas eu não quero que qualquer pessoa possa ficar vendo as minhas conversas...
Se seu problema é com qualquer pessoa vendo, você sempre pode ajustar seu scrapbook pra ser visível somente por amigos. Assim, somente seus amigos vão ver os recados no seu perfil (mesmo que o scrap esteja marcado como público).

Não, nem os meus amigos. Eu tenho um bocado de "amigo" que adicionei por adicionar...
Para isso, o orkut agora possibilita que você determine a visibilidade do seu scrap. Se você não quer que nenhuma pessoa veja, você pode mandar como scrap privado. Outra opção é mandar scrap pra um grupo de amigos como privado. Assim, só eles poderão ver o que está sendo conversado.

Mas eu não quero ter que ficar escolhendo quem pode ver ou não toda vez...
Você só precisa criar um grupo uma vez e salvá-lo. Sim, dá um pouco de trabalho, mas pelo menos é uma vez só. E mesmo assim, o orkut já ajuda um pouco já criando grupos de amigos pra você, de acordo com os círculos sociais que ele acredita que você tenha.


Sério, "no fundo, no fundo", os usuários tem um controle maior sobre a privacidade. E foi o primeiro lançamento com essa questão dos grupos, então eles estão ouvindo feedback e fazendo melhorias aos poucos.

Finalmente, como vocês viram, eu coloquei "parte 1" no título, porque eu quero ouvir mais opiniões de usuários. O que você podia fazer na versão anterior que não pode mais? O que exatamente piorou? O que ficou melhor? Alguma sugestão?

Um comentário: