segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Adeus, Pelópidas

Sim, essa é a notícia que eu deixei no ar nos updates genéricos. O Pelópidas é agora um lagarto livre. Aos interessados, vou contar a história do último dia dele comigo.

Primeiramente, não foi um dia planejado. Já faz um tempo que eu estava pensando em soltá-lo, e só ocorreu desse dia ser ontem, sem um planejamento prévio. Antes de contar sobre o dia, vou falar sobre as motivações.

A mais convincente para o pessoal do Brasil é que ele seria um empecilho pra eu passar as férias no Brasil. Ele não era como outros animais, que você compra um monte de comida e só precisa comprar mais 3 meses depois. Ele só comia insetos vivos. Por isso, seja lá quem fosse cuidar dele, teria que ir comprar insetos duas ou até três vezes por semana, porque os tais insetos morrem em 3 ou 4 dias depois que você compra. Esse aspecto também já seria uma dificuldade pra mim como dono. Ao contrário do que eu esperava, não foi algo ruim, porque eu acabava gostando de ir no pet shop e ver outros bichos lá (tinha um peixão lá que ficava seguindo a gente, tem tartaruga, outros lagartos, cobras e muitos peixes (inclusive os "zoiudos" que eu gostava). Enfim, pedir pra alguém dar comida todo dia pra um bixo é uma coisa, pedir pra ir duas vezes por semana comprar comida é outra.

No entanto, minha motivação principal era que ele em nada parecia estar feliz comigo (e consequentemente, eu ficava triste com ele, porque a idéia de ter um bicho de estimação é justamente os dois lados ficarem felizes). Ele não era muito de "dar feedback", mas sempre que dava, não era muito favorável. Por exemplo, muitas vezes ele se recusava a voltar pro aquário dele. Às vezes, quando levava ele pra fora pra tomar um sol, quando pegava ele, ele pulava de volta na grama. Eu até tentei algumas coisas diferentes, como deixar ele solto no quarto, e uma vez até dormi com ele na minha mão (morrendo de medo de esmagar ele de noite). Além disso, nos últimos dias ele parecia que estava que meio se recusando a se esquentar na luz artificial (e consequentemente a comer, porque eles não comem quando estão frios).

Enfim, sábado foi o "grande dia". Perto da hora do almoço, comprei 10 insetos (mais uma "prova" de que não foi planejado). Ele deveria estar com fome, já que não tinha dado comida na sexta (eles comem 2 ou 3 por dia, e eu tinha deixado 6 no aquário na quarta-feira). No entanto, ele estava se recusando a comer, e achei que era porque ele estava frio, mesmo tendo deixado a luz ligada a manhã inteira (e quando fui no aquário, ele não estava se aquecendo como era o normal). Peguei ele e meu ipod, e fui lá pra fora deixar ele tomar um sol.

Dessa vez, fui pra mais perto do lago, onde tem umas pedras que ficam mais quentes. Deixei ele lá, e fiquei assistindo. Como de praxe, ele ficou imóvel, e andou no máximo uns 1 ou 2 metros. Fiquei também assistindo ele à distância, pra ver se ele fazia alguma coisa, e nada (sim, o normal dele é não se mexer, o que é um pouco frustrante).

Deu a hora do almoço, e fui pro ap. Primeiro, tentei dar comida pra ele, e dessa vez ele comeu (3 insetos de uma vez). Depois, fui com ele no ombro pro supermercado, comprar coisas pra eu comer. Um carinha assustou com ele (eu não vi, outro carinha que tava rindo que me contou). Voltei pro ap, almocei (como esperado, ele ficou no meu ombro parado o tempo todo) e lembrei que tinha que pagar o aluguel. Fui até a administração, mas estava fechado por uns 5-10 minutos (quando estão levando interessados pra visitar os apartamentos, a administração fica fechada). Enquanto esperava, fiquei numa árvore próxima, e deixei o Pelópidas tomando mais um solzinho. Como sempre, ficou parado um tempo, e andou um metro subindo a árvore. Como já estava pensando o dia inteiro se eu devia soltar ele ou não, resolvi "deixar ele decidir". Decidi ir pagar o aluguel deixando ele ali. Se ele ainda estivesse ali quando voltasse, eu ficaria com ele mais um tempo. Se não, não tinha muito o que fazer a respeito.

Dito e feito, depois de pagar o aluguel e voltar, ele não estava mais lá. Procurei por ele por um tempo, mas não achei. Creio que foi o melhor pra ele (já que a princípio ele é de uma espécie nativa daqui). Como último gesto pra ajudar na sobrevivência dele, peguei os insetos que tinha comprado, e soltei lá onde tinha deixado ele. Essa é a história de como o Pelópidas se tornou um lagarto livre...

6 comentários:

  1. nossa...que historia horrivel Samuel...nunca mais batizo suas crias...primeiro foi a Genoveva e agora o Pelopidas...ah nao! muito triste, como q o bixinho vai se virar sozinho????

    ResponderExcluir
  2. Raquel, ele que me deixou. Estou pensando em arrumar um hamster pro aquário dele

    ResponderExcluir
  3. Anaauumm,que tristii ........Arrume uma tartaruga !!! hehe

    ResponderExcluir
  4. Não se assuste se o cara que se assustou com ele na padaria aparecer com um lagarto no ombro!

    ResponderExcluir