quarta-feira, 9 de junho de 2010

Post de psicólogo

Acho interessante como pequenas decisões do dia-a-dia costumam revelar fortes traços de personalidade. Na verdade, observei isso ontem indo pro trabalho de bicicleta, e nas viagens mentais que costumo fazer durante o trajeto. Uma das situações foi:

                                     P2
B                  P1

B - bicicleta (eu), P1 (pessoas andando), P2 (pessoa de patins, vindo no outro rumo).

Se todos mantivessem velocidade constante, não daria pra eu ultrapassar as pessoas sem atropelar o patinista (existe essa palavra). As outras pessoas muito provavelmente não mudariam suas velocidades ou percursos, porque estão na situação confortável. Quem iria "precisar" ultrapassar era eu, então a decisão cabia exatamente a mim. Eu poderia assumir com relativa certeza que os demais elementos presentes manteriam sua velocidade. Eu poderia:

  • dar um gás e acelerar pra ultrapassar antes de P1 cruzar P2
  • continuar normal e esperar pra ver o que ia acontecer, decidir mais em cima da hora
  • ir mais devagar, pra ultrapassar depois que P2 cruzasse com P1
Acredito que meus leitores são espertos o suficiente pra pelo menos cartear aqui o que a situação representa e que tipo de característica de personalidade cada decisão representa. Só achei interessante que minha decisão natural (que não será divulgada) representa bem o um traço de personalidade que acredito ser geral pra mim (e não só quando ando de bicicleta).

Pensei ainda em quanto a situação muda quando a situação envolve carros, já que não envolve tanto um esforço pessoal e também envolve riscos maiores. Consequentemente, outras características de personalidade estaria envolvidas.

Finalmente, gostaria de compartilhar a decisão final no meu trajeto

                                                  S
B1
                     B2

B1 - bicicleteiro mais rápido que eu, B2 - bicicleteiro(eu), S - saída que eu queria pegar

Novamente, dadas as velocidades de cada um, provavelmente haveria uma colisão se todos agissem como se o outro não existisse. Dessa vez, B1 e B2 tem uma decisão a tomar. B1 a princípio sabe que ultrapassagens devem ser feitas com cuidado, principalmente ao lado de um saída, e B2 a princípio sabe que deve pegar saídas com cuidado, principalmente quando tem alguém prestes a ultrapassar, ou vindo em outra direção.

Eu poderia ir mais rápido, manter a velocidade ou ir mais devagar. Mas nessa situação, decisões iguais podem não resolver o problema. Se ambos decidem ir mais rápido por exemplo, ainda há uma chance razoável de colisão. Isso torna a análise das decisões também mais complexa. No entanto, novamente acredito que a decisão (e a motivação por trás dela) que tomei reflete bem também características fortes de minha personalidade.

2 comentários:

  1. Meu palpite é que, quando confrontado com a necessidade de decidir, vc pensou: "O Pedro que sabe..."

    Ou seja, deixou pra decidir em cima da hora.

    Na pior das hipóteses, esperou, desacelerou e deu a vez a P2/B1. Tomo por base para este palpite, por exemplo, que vc costumava parar de jogar videogame pra me deixar jogar e vc ficava assistindo.

    Quanto a "dar um gás e acelerar pra ultrapassar antes de P1 cruzar P2"... JAMAIS. Esse seria eu.

    ResponderExcluir