domingo, 2 de maio de 2010

Vc já fez algum *amigo* nos EUA?

Voltando à série de respostas a perguntas e sugestões (faça a sua aqui), tenho algumas coisas a dizer a respeito dessa que me fizeram.

Essa é uma pergunta difícil de responder, primeiro porque depende bastante da definição de *amigo*. Um provérbio russo diz que você não conhece uma pessoa até comer um pacote inteiro de sal com ela. Dado o tamanho do pacote que eu imagino que ele se refira, então não sequer conheço ninguém por aqui. Além disso, é ainda um pouco difícil pra mim determinar o que é uma amizade no conceito americano, dado que os americanos em geral são muito mais "frios" e é uma cultura relativamente diferente. Consciente disso, adapto a pergunta tentando utilizar um conceito de amizade dentro das restrições que me são impostas (não ter nem 4 meses aqui, ainda estar conhecendo o "jeito americano de ser").

Assim sendo, acredito que a resposta a essa pergunta seja sim, quando levo em consideração o pessoal da igreja. No trabalho ainda não tenho muitas relações mais pessoais. É um ambiente mais de coleguismo (nem por isso deixo de me divertir), pelo menos por agora. Vez ou outra falamos de coisas mais pessoais, como por exemplo de eu estar tirando carteira de motorista e coisas do gênero. Creio que estamos evoluindo no relacionamento em um ritmo dentro do esperado, e que esse ritmo deve ser melhorado com as programações relacionadas ao "fun budget" (devemos andar de kart em breve, e ir a um jogo de baseball em junho. Além disso meu chefe quer promover almoços fora todo mês.

Na igreja, considero que as amizades evoluíram consideravelmente mais rápido do que eu esperava. Talvez o fato de eu ter "explorado" eles (com as infinitas caronas toda quarta) tenha ajudado nesse quesito. As duas vezes que não fui no pequeno grupo (visita e dia que tava meio xué pra ir) eles mandaram email dizendo que sentiram falta e tudo mais. Acho que o fato do Jon ter tido "coragem" de chamar pra ajudar na casa também é um indício que eles também me consideram um amigo relativamente próximo.

No entanto, acho que ainda não chegamos num nível de amizade que eu estaria com um deles em algum ambiente genérico, sem fazer nada e sem conversar (é tipo, um nível em que se consegue simplesmente apreciar a companhia um do outro, sem necessidade de uma atividade). Mas acredito que esse é um nível que dificilmente alcançado em 4 meses, difícil até mesmo em um ano.

No fim das contas, creio que Deus me presenteou além das minhas expectativas nesse sentido =).

E só relembrando, caso tenha perguntas ou sugestões, você pode deixá-las no meu "serviço de atendimento ao consumidor".

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que suas amizades americanas estão progredindo e garantir pra vc que as brasileiras continuam firmes e fortes, todos daqui mandaram recado que estão c/ saudades, sentem sua falta, oram por vc e coisas desse tipo brasileiro de ser... acho que pra nos a distância é só um tempero, não um fator de esquecimento!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir