sábado, 10 de abril de 2010

A experiência de trabalhar na Google superou, ou satisfez suas expectativas?

Me perguntaram isso no meu "canal de sugestões" (você também pode deixar a sua sugestão).

Sinceramente, acho que ainda é um pouco cedo pra responder. Acho que é bom ter pelo menos 6 meses numa empresa pra poder ter um "julgamento básico" sem ser muito injusto. No caso da Google, acho que esse tempo ainda seria um pouco maior (já que os 3 primeiros meses se passa aprendendo ferramentas específicas da empresa), em torno de 9 meses. Além disso, a experiência do trabalho é fortemente dependente da equipe na qual se trabalha. Então já afirmo de antemão que posso estar sendo injusto na minha resposta.

Vim pra Google com expectativas bastante altas, e algumas das expectativas foram frustradas, e outras foram superadas. Começarei pelas frustrações, já que em geral as pessoas preferem as notícias ruins primeiro. A primeira frustração foi com os constantes bloqueios de trabalho que eu tinha. Em poucas  palavras, o tempo necessário pra "construir" um programa era muito alto, e o processo entre escrever um código e ele estar no sistema envolvia certas burocracias que atrasam e bloqueiam a gente. O primeiro (tempo pra "construir" o programa) já foi consideravelmente resolvido alterando algumas configurações e fazendo outras coisas. O segundo ainda me frustra um pouco. Todo código que escrevo tem que ser revisado por alguém, e principalmente quando o código é grande, leva-se muito tempo até a revisão se completar (nem tanto pelas iterações da revisão, mas porque, como o código é grande, as pessoas demoram pra revisar).

A comida em si foi um elemento que envolveu frustrações em parte, e em parte superou as expectativas. Não falarei a respeito já que algum dia pretendo fazer um post dedicado ao mesmo.

Outra frustração que tive foi com minha equipe em três aspectos. O primeiro foi no sentido de que me sentia perdido porque muitas vezes me passavam uma tarefa sem muita explicação de como fazer (e consequentemente eu levava o triplo (ou mais) do tempo pra conseguir fazer), ou não me passavam nada, e eu tinha que me virar pra arrumar algo pra fazer (em geral, estudar alguma coisa específica). No entanto, acho que eu pessoalmente não cooperei pra melhorar essa experiência. Esse aspecto já foi mitigado, pois agora já tenho uma noção melhor do que fazer, e quando não tenho, sei melhor como perguntar e tenho mais capacidade de entender as explicações.

A segunda foi com a área da equipe em si. Acabei em cobrança, e em geral não me empolgo tanto com tarefas que envolvem dinheiro, talvez por não conhecer bem a área (ainda me considero razoavelmente leigo).  A terceira área, finalmente, foi com a "seriedade" da equipe. Tem uma mesa de air hockey pertinho da gente, e a primeira vez que usamos foi essa semana (porque teve uma mini festinha), e foi pouquinho (essa parte tudo bem, tem que trabalhar também né? Pelo menos a vez que joguei ganhei de 7 a 4).

Agora vamos às boas notícias né? Os benefícios superaram minhas expectativas (já altas). Um benefício que me impressionou, que eu já citei foi o de poder alugar um carro de graça (inclusive gasolina), o carro estar na empresa, e poder ser usado para fins pessoais (só tem que reservar antes, e recomenda-se não reservar por mais de 3 horas). Esse quebrou vários e vários galhos (acho que já usei umas 10 vezes, não sei - só pra carteira de motorista, ainda em andamento, foram 3). Outro que eu achei muito massa foi o dia na estação de ski. Tem também o "fun budget", não sei exatamente quanto, mas cada trimestre a equipe pode gastar X com atividades só pra se divertir. Em junho vou assistir um jogo de beisebol com o povo. Tem outros benefícios menos impressionantes, mas interessantes, como por exemplo, os assentos da privada são aquecidos (tem o controle do lado pra regular a temperatura).

Outra coisa legal pra mim que sou preguiçoso foi o grupo "forsale", no qual as pessoas vendem coisas usadas (e até novas) aleatórias. Minha lâmpada do quarto (que vocês devem ter visto na minha foto no orkut) foi comprada por um cara lá. Já comprei também fone de ouvido, um puff, um desktop, luvas de cozinha, pratos, cesto pra bicicleta e 3 DVDs (vendo essa lista estou me achando um gastador hehe) - talvez um carro futuramente. Quase consegui comprar uma câmera de vídeo ultra bizarra ($1500 dolar no amazon) por $75. Quando tiver um carro, devo fazer melhor uso da lista, já que algumas coisas são "pick up only".

A equipe em termos de personalidade satisfez minhas expectativas. São em geral bem humorados, dispostos a ajudar (quando se sabe o que perguntar), tem o Justin que gosta de fazer piadinhas mongolóides, mas divertidas (não consegui arrumar uma boa descrição pras piadas dele), têm amplos conhecimentos do sistema como um todo. Tive problemas com o chefe por um tempo (não explicitados), mas hoje eu entendo melhor o que ele fala e as intenções (ele fica dando dicas do que fazer se você quer ser promovido, e você fica louco se for fazer tudo hehe).

Ainda não sei o que dizer da rotina de trabalho. Ainda está variando muito as coisas que faço porque estou adaptando minha forma de trabalho pra ser mais eficiente, e cada vez que tento mudar, tenho que aprender alguma coisa nova, o que às vezes é muito legal, e outras vezes frustrante. Mas por não ser muito rotineiro, no geral está satisfazendo minhas expectativas (e felizmente, se as coisas ocorrerem como planejado, só vai melhorar).

Uma coisa que também superou minhas expectativas no trabalho é a autonomia que tenho. A autonomia de horários já é uma coisa muito boa (apesar de eu não estar usando tanto, mas é bom ter disponível), bem como poder trabalhar de casa (usei uma vez só, porque estava chovendo). Mas também há uma considerável autonomia na escolha das tarefas. Claro que tem o "feijão com arroz", aquelas tarefas que você naturalmente terá que fazer por ser parte do seu cargo. Mas há uma grande abertura pra você ter idéias do que fazer para melhorar as coisas como um todo. Se eu chegar pro meu chefe e falar: "em vez dessa tarefa X que eu teria que fazer, eu gostaria de fazer essa tarefa Y, que poderá ter (não precisa necessariamente ter. A Google banca coisas de alto risco, caso elas também sejam de alto retorno) esse impacto positivo Z", muito provavelmente ele não só apoiará, como ficará feliz com o fato de eu "prejudicar" o trabalho normal em prol de uma melhoria pro time.

Outra coisa muito massa que eu acho, talvez a mais legal de todas é o "bombardeio" de informações confidenciais (tudo bem que algumas das informações "mais confidenciais que o normal" não são compartilhadas - como quais vão ser as piadinhas de primeiro de abril). Algumas das informações legais eu infelizmente já esqueci, mas uma das coisas legais é saber dos produtos que vão ser lançados (e experimentar) antes de todo mundo. Por exemplo, desde que entrei na Google, já tinha o Buzz interno (que eu não usava muito).

Tem outras coisas legais não focadas no funcionário em si, mas em "melhorar o mundo". Primeiramente, a Google se esforça bastante pra ser o mais ecologicamente possível. Um exemplo não convencional são os copos de plástico (não sei se todos, mas talvez sim) são feitos de um plástico de milho, que se decompõe normalmente. Ela também tem vários painéis solares e coisas do gênero. Tem vagas específicas pra carros elétricos (com estrutura pra recarregar) e pra conference bikes (achei muito massa quando vi uma). Os carros pra alugar de graça que citei há pouco também são híbridos e só podem ser usados se você não veio no seu carro pro trabalho (inclusive o objetivo do programa é justamente incentivar as pessoas a não virem de carro). Se você vai pro trabalho usando somente energia própria (andando, de bicicleta, uniciclo ou de pula-pula (sim, eles mencionam esses dois (em inglês) - um dia quero ir de pula-pula)), você converte isso em "selos" que por sua vez se convertem em doações pra instituições de caridade. Além disso, se você faz uma doação pra uma instituição de caridade, a Google faz uma doação do mesmo valor (até um certo limite relativamente alto), caso seja uma das instituições aprovadas por um órgão lá (não sei exatamente qual).

Fazendo um balanço final, creio que a Google satisfez minhas expectativas. Isso não quer dizer que estou achando "normal" ou "médio" trabalhar lá. Minhas expectativas eram já muito altas e satisfazê-las já seria um desafio, que felizmente foi vencido.

Se você gostou (ou não) do post, e (mas) quer ter também sua pergunta respondida, já sabe onde fazê-la. Se você tem vergonha, não se preocupe, dá pra fazer anonimamente.

Um comentário:

  1. Devia poder ir de patinete, se fosse elétrico seria melhor ainda... dai o exercício da caminhada ou da bike seriam feitos na academia deles...

    ResponderExcluir