domingo, 10 de janeiro de 2010

O segredo para o Reino de Deus

Na igreja hoje, o pastor falou sobre o segredo (que foi traduzido como mistério) para o Reino de Deus. Tentarei repassar parte da mensagem, tirando algumas coisas e colocando outras (Update: Para quem quiser, aqui vai a pregação original). Não que eu esteja tentando fazer melhor do que ele (provavelmente não conseguirei), mas tentarei deixar da melhor forma possível, dentro das minhas limitações.

Se uma pessoa comenta com você que tem um segredo pra contar, qual é sua inclinação natural. Querendo ou não, nos sentimos compelidos a ouvir, mesmo que aquilo não diga respeito a nós.

No trecho abaixo, Jesus conta uma história muito simples, a parábola do semeador, e depois faz alguns comentários.



1
Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.


2
Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:


3
"Ouçam! O semeador saiu a semear.


4
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.


5
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.


6
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.


7
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.


8
Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um".


9
E acrescentou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"


10
Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.


11
Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério [segredo, na versão em inglês] do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,


12
a fim de que, " 'ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!'


13
Então Jesus lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?


Lendo esse trecho, fica a pergunta: "Qual é esse mistério? O que diferencia eles dos 'que estão fora'?". Vemos que não é o entendimento que separa os 'de dentro' dos 'de fora', dado que eles mesmos estavam a perguntar acerca das parábolas. Vemos ainda que não é algo restrito aos discípulos, pois o trecho diz que haviam outros no local. É muito desejável que essa pergunta seja respondida, pois do contrário, estaremos no grupo 'de fora', que vê e não percebe, ouve e não entende; não se converte, nem é perdoado.

Atentando um pouco mais ao texto, vemos que Jesus de fato chama a atenção das pessoas para a parábola. Ele começa com "Ouçam", e termina com "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça". Enfim, Ele deixa claro que é importante o que Ele está dizendo (que nem quando o professor fala que vai cair aquilo na prova). E olhando por cima, Ele conta uma história muito simples, talvez uma lição básica de agricultura que até alguém que tenha morado a vida inteira na cidade compreenda com facilidade.

Algumas pessoas decidem recorrer a Jesus para entender o que está por trás da história, porque ela é importante. E esse é o segredo, o mistério para o Reino de Deus. Se não quisermos estar entre os que 'estão fora', o "segredo" para o Reino de Deus está em Jesus, o centro.

Você pode dizer que então 'está dentro' porque busca a Jesus. Mas convido a pensar um pouco mais a fundo. Quando Deus coloca "parábolas" na sua vida, você as ouve e vai cuidar da sua vida, ou você vai mais fundo. Por exemplo, quando você está lendo algo (pode ser a Bíblia, mas não se aplica a outras coisas), e cruza com algo que você não entende (ou um questionamento que mexe um pouco com você), você ignora e continua lendo?

Mas não é só esse tipo de parábola. Por exemplo, o pastor compartilhou de uma vez que ele "se pegou" desejando que uma determinada pessoa não fosse tão bem-sucedida no que estava fazendo. E pensou consigo mesmo: "Que horror! Como eu posso estar pensando uma coisa dessas?" (até comentou algo tipo "Como pode um pastor pensar uma coisa dessas? Como se fosse algo normal pra pessoas ditas comuns..."). Então pediu a Jesus que o ajudasse a tratar esse mal que havia nele.

Cabe ressaltar, que não é sempre que Jesus na hora terá uma resposta pra você (em muitos casos, provavelmente levará um tempo, e muito esforço). Mas sugiro o compromisso de tentar "praticar o mistério do Reino de Deus" pelo menos duas vezes essa semana em algum momento em que você provavelmente não o faria. Abrir os ouvidos para captar as parábolas e agir da forma correta ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário